Para garantir a detecção e o conserto correto de vários tipos de vazamentos de água em canos e tubulações da sua rede hidráulica, há vários aparelhos de Caça Vazamentos que podem ajudar, sendo um deles o de pressurização, que é simples de manusear, e garante a localização mais precisa possível do problema.
O que é um aparelho de pressurização e onde usar?
Iniciando, vamos ao conceito de aparelho de pressurização, que nada mais é do que um dispositivo para identificar vazamentos de água em redes hidráulicas que operam sob pressão, como tubulações de gás, sistemas de ar condicionado, sistemas hidráulicos e outros.
Você poderá encontrar alguns aparelhos de pressurização manuais simples, que usam sabão líquido para verificar se há formação de bolhas em canos e tubulações para identificar vazamentos de água.
Outros são mais avançados por serem automatizados, e incluem sistemas de monitoramento contínuo, alarmes sonoros ou visuais e a capacidade de registrar dados para análises posteriores.
Como usar o aparelho de pressurização?
Você ou um técnico de Caça Vazamentos irão usar o aparelho de pressurização, começando pela verificação do sistema, vendo se todas as conexões estão fechadas e seladas adequadamente, exceto aquelas que você quer testar.
Em seguida, conecte o dispositivo de pressurização ao ponto de entrada do sistema, configure a pressão alvo e inicie o aparelho para introduzir ar comprimido ou gás no sistema.
O aparelho, então, vai aumentar a pressão interna gradualmente até atingir a pressão alvo.
Vá observando os medidores de pressão, certificando.se de que a pressão esteja subindo de maneira constante e estável, e após você atingir a pressão alvo, observe as áreas do sistema onde os vazamentos são mais propensos a ocorrer, como conexões e juntas.
Use sabão líquido ou outro agente de detecção de vazamentos nas áreas suspeitas, e se houver um vazamento, você verá a formação de bolhas onde o gás está escapando.
Após concluir o teste e identificar vazamentos de água, ou se não houver nenhum detectado, desligue o aparelho.
Quais os preços do aparelho de pressurização e onde comprar?
Entre os preços dos aparelhos de pressurização que você irá encontrar por aí, os mais comuns ficam entre R$ 1.400,00 a R$ 5.500,00, e cujos valores vão depender do tamanho do sistema que você pretende testar e a precisão dos resultados desejados.
Já em relação aos locais de venda desse aparelho, destacamos lojas que lidam com equipamentos industriais, distribuidoras de marcas renomadas de aparelhos de detecção de vazamentos de água e sites de comércio eletrônico, como Amazon, eBay e Mercado Livre.
Procure também em feiras e exposições industriais, pois, você poderá encontrar fornecedores que exibem equipamentos do tipo.
Problemas que o aparelho de pressurização resolve?
Caso você não consiga detectar vazamentos de água com a antecedência desejada, ainda mais com a ajuda de aparelhos como o de pressurização, terá sérios transtornos, especialmente em se tratando de imóveis de grande porte como indústrias,
Danos estruturas e conta alta são alguns dos problemas que você poderá ter com vazamentos de água nos canos e tubulações da sua rede hidráulica, mas, que poderá resolvê-los facilmente com parelhos que nem o de pressurização, entre outros
A localização de vazamentos de água que o aparelho de pressurização faz é muito rápida e eficaz, indo diretamente no ponto da avaria hidráulica, sem apelar para quebradeira em pisos, tetos ou paredes.
A agilidade da detecção garante, portanto, que o vazamento não chegue ao ponto de ficar irreversível ou de gerar transtornos graves nos canos e tubulações do seu imóvel.
Quais as vantagens e os benefícios do aparelho de pressurização?
Há muitas vantagens e benefícios em usar um aparelho de pressurização, dentre os quais podemos citar primeiramente uma detecção mais precisa e rápida, além da eficiência do serviço, já que o equipamento pressuriza tida a rede hidráulica.
Além disso, esse aparelho garante a minimização de danos estruturais e custos elevados de reparo, bem como a prevenção a desperdícios, já que os vazamentos que esse equipamento detecta, geralmente, são bem profundos.
O aparelho de pressurização que você ou o técnico de Caça Vazamento que contratar usar também previne de riscos à saúde, com combate a mofo e outros problemas similares, e garante uma manutenção preventiva de toda a rede hidráulica.
Por fim, com o uso desse aparelho em indústrias, por exemplo, você vai estar em conformidade com regulamentações legais, visto que a detecção de vazamentos pode ser um requisito regulatório.
FAQ: Aparelho de pressurização
-
Como funciona um aparelho de pressurização?
Com esse aparelho você vai colocar ar comprimido ou gás inerte na rede hidráulica que está sendo testada, a pressão interna vai aumentar, e se houver vazamentos de água presentes, o ar ou o gás escaparão pelos pontos das avarias, resultando em uma queda na pressão interna.
-
Quais são os passos básicos para usar um aparelho de pressurização?
Primeiro, você deve conectar o aparelho à rede de canos e tubulações, definindo a pressão alvo desejada, depois, pressurize o sistema introduzindo ar comprimido ou gás inerte, monitore a estabilidade da pressão interna e verifique visualmente ou com agentes de detecção de as áreas suspeitas de possíveis vazamentos de água.
-
Quais são os benefícios de usar um aparelho de pressurização?
Com esse aparelho, você terá uma detecção direta e confiável de vazamentos de água com base na queda da pressão interna, sendo vantajoso em sistemas complexos ou de difícil acesso, garantindo uma abordagem mais rápida e eficiente.
-
Quais sistemas podem se beneficiar do uso de um aparelho de pressurização?
Você poderá usar esse aparelho em sistemas domésticos, comerciais e industriais, como sistemas de abastecimento de água, redes de esgoto, sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC), linhas de distribuição de gás e sistemas de refrigeração industrial.
-
Quais são os sinais de vazamentos são observados durante o processo de pressurização?
Fique atento à queda anormal na pressão interna após a pressurização, com os medidores de pressão mostrando uma diminuição constante desse fator em vez de uma estabilidade após atingir a pressão alvo, e podem surgir bolhas de ar visíveis em áreas suspeitas.
-
Como a pressão interna é monitorada durante o processo?
Por meio de medidores de pressão integrados tanto no aparelho quanto no próprio sistema após a introdução de ar comprimido ou gás inerte, com a exibição dos valores de pressão em tempo real.
-
Quais precauções de segurança devem ser tomadas com um aparelho de pressurização?
Use equipamentos de proteção pessoal, como luvas e óculos de segurança, para evitar lesões, certifique.se de que o aparelho e todos os componentes estejam em boas condições antes de iniciar o teste, e evite exceder as pressões recomendadas para o sistema.
-
Quais são as áreas de um encanamento que devem ser verificadas primeiro?
Verifique primeiro as áreas mais propensas a vazamentos de água na r=sua rede hidráulica, como conexões de tubos, juntas, válvulas, registros e outras áreas onde as partes do sistema se encontram.
-
Quais são as características a serem consideradas ao escolher um aparelho de pressurização?
Nesse caso, você precisa ficar atento à faixa de pressão que o aparelho pode alcançar, capacidade de controlar e ajustar esse fator com precisão, presença de medidores para monitoramento em tempo real, qualidade da construção e durabilidade do aparelho, e a presença de recursos adicionais, como capacidade de registro de dados.
-
Em que situações um aparelho de pressurização pode ser usado como parte da manutenção preventiva?
Recomendamos que você use esse aparelho em edifícios comerciais ou residenciais periodicamente para verificar a integridade dos sistemas de abastecimento de água e redes de esgoto, além de instalações industriais, como fábricas e plantas de processamento.