Conserto de infiltrações no piso/subsolo
O conserto de infiltrações no piso/subsolo precisa ser rápido e seguro, muitas vezes, contratando técnicos e encanadores de Caça Vazamentos experientes que possam garantir o reparo de caos e tubulações da rede hidráulica que passa por esse local de maneira mais adequada.
Por que resolver uma infiltração no piso/subsolo o quanto antes?
Você deverá resolver qualquer infiltração em seu piso/subsolo o mais rápido possível por vários motivos, entre eles, porque isso preserva a estrutura do seu imóvel, especialmente, nas fundações do local.
Além disso, você se previne de mofo e bolo na parte mais superficial dos pisos, evitando riscos à saúde e danos à decoração e ao mobiliário do lugar, bem como garante maior economia, tanto de água, quanto em consertos mais simples e seguros.
Por fim, consertar infiltrações no piso/subsolo mantém a propriedade em bom estado, garantindo sua valorização no mercado imobiliário.
Problemas causados pela avaria
Em se tratando de infiltração no piso/subsolo, a água infiltrada pode enfraquecer as fundações e estruturas de concreto do imóvel ao longo do tempo, causando rachaduras e fissuras.
A umidade constante proveniente das infiltrações também pode criar mofo e bolor, que são prejudiciais à saúde, e a água que penetra no subsolo pode causar danos aos pisos, como o descolamento de azulejos, deformação e inchamento dos materiais.
Esses problemas também podem causar odores desagradáveis devido à proliferação de mofo e bactérias, podendo danificar também móveis, caixas e objetos pessoais.
Também é importante destacar que esse problema causa manchas de umidade nas paredes, bolhas nos revestimentos e pisos danificados, prejudicando a estética interna do local.
Como é realizado o conserto da infiltração no piso/subsolo?
Primeiramente, você deve identificar a origem da infiltração através de uma inspeção detalhada, e depois isolar a área para evitar a propagação da umidade e minimizar danos adicionais.
Se a infiltração for causada por rachaduras nas fundações, encanamentos defeituosos ou outros vazamentos, faça o conserto com vedação por epóxi ou substituição de tubulações ou conexões.
No entanto, se a infiltração for resultado de impermeabilização inadequada, melhore a vedação da área afetada, como a aplicação de selantes, membranas impermeáveis ou revestimentos especiais.
Em alguns casos, melhore o sistema de drenagem ao redor do imóvel, como a instalação de calhas, canaletas e drenos, e repare danos estruturais, como enfraquecimento das fundações.
Se a infiltração for por mofo e bolor, limpe as áreas afetadas, aplique protubos antifúngicos e providencie uma ventilação adequada.
Por fim, faça a restauração e a reconstrução da área do conserto.
Como identificar a infiltração no piso/subsolo antes de iniciar o conserto?
Para localizar infiltrações no piso/subsolo, procure por manchas de umidade, marcas de água e descoloração nas paredes, pisos e tetos do subsolo, além de descolamento de azulejos, deformação de pisos de madeira, bolhas em laminados ou carpetes úmidos.
Veja se tem mofo e bolor, além de odores desagradáveis e persistentes, aumento no nível de umidade do local, e ainda rachaduras nas paredes, especialmente perto do nível do solo, e nas fundações.
Examine ainda a área externa do imóvel em busca de sinais de infiltração, como rachaduras nas fundações, drenagem inadequada, calhas entupidas ou pontos de entrada de água visíveis.
Quais os sinais e causas da infiltração no piso/subsolo?
Entre os sinais de infiltração no piso/subsolo, podemos destacar manchas escuras ou marcas de água, além de pisos descolando, deformados, inchados ou com bolhas.
Rachaduras nas paredes próximas ao nível do solo e nas fundações podem permitir a entrada de água, sendo sinais de infiltração, bem como o aumento na umidade relativa do ar no espaço.
Já as causas dessas infiltrações são vazamentos em tubulações de água ou esgoto por conta de tubulações quebradas, conexões soltas ou corroídas, além de impermeabilização inadequada do subsolo.
Um sistema de drenagem deficiente ao redor do imóvel pode resultar na acumulação de água próxima às fundações, bem como vazamentos de sistemas de esgoto.
Qual aparelho posso usar para confirmar a avaria?
Um dos aparelhos que você poderá usar para localizar uma infiltração no piso/subsolo é a câmera de infravermelho, que identifica variações de temperatura nas superfícies, com a detecção do ponto mais preciso da origem do problema.
Medidores de umidade, como higrômetros, podem ser usados para medir a esse fator em materiais de construção, ajudando a identificar áreas onde ela está em excesso.
Além desses aparelhos, você poderá fazer o teste do papel toalha, que envolve a colocação de folhas dele ao longo das áreas suspeitas de infiltração e observar para ver se ele fica úmido ou molhado.
Quais equipamentos necessários para o conserto da infiltração no piso/subsolo?
Entre os equipamentos que você deverá usar no reparo de infiltrações desse tipo no piso/subsolo são ferramentas manuais, como chaves de fenda, martelos, alicates, chaves ajustáveis e outras, além de ferramentas elétricas, como furadeiras, serras, lixadeiras, etc.
Medidores de umidade, higrômetros e termovisores ajudam na identificação a áreas afetadas pela infiltração e a avaliar a eficácia dos reparos, e equipamentos de escavação auxiliam a chegar na origem de infiltrações mais profundas.
Equipamentos de concretagem podem ser necessários se você tiver que quebrar esse material para acessar a infiltração, além de ferramentas de encanamento, como chaves e cortadores de tubo em caso de infiltrações por vazamentos.
Equipamentos de ventilação e desumidificadores podem servir para secar áreas úmidas, e protubos químicos de limpeza, aspiradores de água e equipamentos de remediação de mofo também podem ser úteis.
Por fim, materiais como selantes de silicone, epóxi, uretano e outros materiais de vedação, e materiais de acabamento, como pisos, azulejos e tintas são essenciais nesse tipo de serviço.
Qual o protocolo utilizado para o conserto?
Primeiro, você vai realizar uma avaliação completa para identificar a causa raiz da infiltração, e determine a extensão dos danos causados por ela, incluindo danos estruturais e em materiais de construção.
Isole a área afetada, removendo móveis e objetos que atrapalhem o acesso às áreas de reparo, e faça a correção da infiltração, como reparos em encanamentos, vedação de rachaduras nas fundações, melhoria da impermeabilização e correção de problemas de drenagem.
Substitua ou repare quaisquer materiais danificados, como drywall, pisos e revestimentos, e remova possíveis áreas de mofo com a aplicação de protubos antifúngicos.
Depois, é só restaurar a área afetada, o que envolve a substituição de revestimentos, pintura, reparos em paredes e tetos, e a reconstrução de locais danificadas.
Quais peças normalmente são utilizadas para reposição de canos e tubos danificados por infiltração no piso/subsolo?
Entre as peças que você irá precisar para consertaras certos tipos de infiltrações, use tubos de PVC, de CPVC, de PEX e de cobre para fazer as substituições mais adequadas de canos e tubulações com defeito.
Conexões, como cotovelos, tês, joelhos, uniões e adaptadores, podem ser utilizadas para conectar os novos tubos, e para canos de PVC e CPVC, recomendamos usar solventes ou adesivos para as conexões.
Em locais onde ocorrem movimentos ou expansões térmicas, como em sistemas de aquecimento, podem ser necessárias juntas de expansão, e fitas de vedação, como a de teflon, podem ser usadas para criar vedação hermética em conexões de rosca.
Por fim, braçadeiras e suportes podem são usados para fixar os tubos ao substrato ou à estrutura, válvulas de corte podem ser utilizadas para controlar o fluxo de água.
Como fazer a reposição de peças danificadas?
Para a reposição dessas peças, pegue todas as ferramentas e materiais para o serviço, como tubos de substituição, conexões de canos e tubulações, solfas e adesivos (esses dois últimos, em casos de encanamento de PVC e CPVC).
Conexões de compressão, solda para tubos de cobre, ferramentas de corte, fitas de vedação, chave inglesa, alicates e isolamento, também são peças que você poderá usar no serviço.
Para o conserto em si, desligue o fornecimento de água e drene a rede hidráulica, abrindo torneiras ou válvulas de alívio.
Depois, utilize as ferramentas de corte para remover as partes danificadas dos tubos, e dependendo do tipo de conexão, prepare as extremidades dos tubos, lixando as extremidades dos canos.
Conecte os novos tubos às extremidades expostas dos canos existentes usando as conexões apropriadas, e certifique.se de que todas as juntas estejam apertadas e bem seladas.
Por fim, religue a água gradualmente, e teste o sistema, abrindo as torneiras e válvulas em toda a área para verificar o funcionamento correto da rede hidráulica e para purgar o ar das tubulações.
Como preservar o piso/subsolo e evitar novas infiltrações após o conserto?
Para preservar a rede hidráulica do piso/subsolo e evitar infiltrações de todos os tipos, recomendamos fazer uma manutenção preventiva para inspecionar regularmente todas as áreas vulneráveis.
Repare qualquer dano, rachadura ou fissura na fundação, não esperando até que a infiltração se torne um problema significativo, e certifique.se de que todas as áreas vulneráveis sejam devidamente impermeabilizadas.
Garanta também que o sistema de drenagem ao redor do imóvel esteja funcionando de maneira eficaz, além de considerar a instalação de válvulas de retenção ou bombas de sucção para evitar inundações.
Por fim, monitore a umidade no subsolo, e garanta que a área esteja sempre bem ventilada.
Como contratar uma empresa/técnico/encanador para resolver infiltrações no piso/subsolo?
Para fazer a melhor contratação de um técnico ou encanador de Caça Vazamentos para infiltrações no piso/subsolo, recomendamos fazer uma pesquisa online ou pedindo recomendações a amigos, familiares ou colegas que tenham experiência com serviços de infiltrações.
Verifique a reputação das empresas ou profissionais, e veja se são licenciados e devidamente credenciados, além de solicitar orçamentos de pelo menos três profissionais para fazer uma comparação.
Certifique.se de que o contrato inclua todos os aspectos do trabalho, incluindo escopo, cronograma, custos, materiais e responsabilidades, e discuta e acorde sobre um prazo realista para a conclusão do trabalho.
Por fim, garanta que o profissional emita laudo técnico e garantia para a sua maior segurança.
FAQ: Resolvendo infiltração no piso/subsolo
-
Qual é a causa raiz da infiltração no piso/subsolo?
A causa pode variar, mas, recomendamos verificar vazamentos na rede hidráulica, rachaduras na fundação, impermeabilização adequada, drenagem deficiente das águas pluviais e lençol freático elevado.
-
Quais materiais de construção no piso/subsolo podem ficar danificados devido à infiltração?
Você pode enfrentar problemas em pisos de madeira, laminados ou carpetes, drywall, revestimentos de parede, concreto e argamassa, estruturas de aço, isolamento térmico e elétrico.
-
Águas da chuva ou subterrânea podem contribuir para a infiltração no piso/subsolo?
Sim, pois, águas da chuva podem infiltrar.se em áreas mal drenadas ou se acumular ao redor da fundação, eventualmente penetrando no subsolo através de rachaduras ou pontos fracos na estrutura, e as subterrâneas podem exercer pressão hidrostática sobre as fundações, forçando a entrada de umidade ou água no subsolo.
-
Problemas no sistema de drenagem do subsolo podem gerar infiltrações?
Sim, já que o acúmulo de água ao redor da fundação aumenta a pressão hidrostática sobre as paredes e permitindo que a água penetre na estrutura, o pode levar a infiltrações, danos estruturais e problemas de umidade no interior do imóvel.
-
Como fazer testes de umidade para determinar a extensão da infiltração no piso/subsolo?
Use instrumentos como medidores de umidade, câmeras termográficas e inspeções visuais para fazer esses testes, onde os primeiros podem ser usados para medir a umidade presente em como paredes, pisos e tetos, os segundo podem identificar variações de temperatura que podem indicar áreas úmidas ou molhadas, e as inspeções revelam manchas, descolorações e danos causados pela umidade.
-
Quais são os sinais mais comuns de infiltração em pisos e subsolos?
Fique de olho em manchas de umidade ou descoloração nas paredes e tetos, bolhas de tinta ou gesso, crescimento de mofo e bolor, odor de umidade, rachaduras ou fissuras em superfícies, pisos ou azulejos soltos, eflorescência (depósitos brancos de sais minerais), umidade excessiva em pisos de porão e aumento na umidade relativa do ar.
-
Quais ferramentas e equipamentos são necessários para realizar o conserto de infiltrações?
Recomendamos você usar ferramentas de corte, como serras e cortadores de tubos, além de equipamentos de aplicação, como pincéis, rolos e espátulas, podem ser necessárias para aplicar impermeabilizantes, selantes ou adesivos.
-
Como é possível garantir que as infiltrações não voltem a ocorrer após o conserto?
Faça uma correção adequada da causa raiz da infiltração, reparando vazamentos de água, fazendo impermeabilização adequada das áreas afetadas e instalando sistemas de drenagem eficazes para direcionar a água longe da fundação, além de fazer a manutenção preventiva do local, como inspeções periódicas.
-
Como a impermeabilização é parte do processo de conserto de infiltrações no piso/subsolo?
Com essa técnica você vai prevenir a entrada de água ou umidade nas áreas afetadas, e isso através da aplicação de revestimentos impermeabilizantes, membranas ou selantes em superfícies vulneráveis, como paredes, pisos e fundações.
-
Quais medidas podem ser tomadas para evitar danos adicionais na infiltração?
Primeiramente, faça a interrupção da entrada de água, através do fechamento de válvulas ou bloqueio de áreas afetadas, remova itens e móveis do local, e mantenha a ventilação adequada para reduzir a umidade e acelerar a secagem.